segunda-feira, junho 11, 2018

Casamento: o cronograma

Foto: Pinterest


Não sei vocês, mas eu adoro um cronograma (nunca segui, mas adoro). Quando obriguei o Alexis a casar comigo Alexis e eu decidimos nos casar, já sabíamos que o orçamento seria pequeno e teríamos que nos virar o máximo possível para deixar o casamento com a nossa cara.

Sou mãe e todo aniversário do Bernardo é um evento à parte, sem organização prévia costumo me descabelar quando faltam quinze dias para a data da comemoração. Então, sabendo dessa minha desorganização, a primeira coisa que pesquisei foi o vestido um cronograma completo, que me ajudasse do começo ao fim. Porque aniversário é uma coisa, casamento é uma loucura.

Achei vários! Com designs lindos, com várias coisas que nem sabia que teria que providenciar e, claro, baixei todos. Qual o resultado? Estava perdida em mil cronogramas (todos bem parecidos, mas basta um, né?). Foi então que minha dama de honra Demoiselle, Larissa, imprimiu um cronograma só e me entregou, desde então me oriento por ele.


É claro que os cronogramas e check-lists servem apenas como orientação, não são obrigatórios. Inclusive alguns itens eu fico me perguntando se são mesmo tão importantes e aí é bem subjetivo, né? O que não é pra mim, pode ser para outra pessoa e por aí vai. Meu cronograma me sugere até considerar o habito de iniciar atividades físicas, para cuidar da forma e aliviar o estresse, oi?

Eu, claramente, não sei como funciona a organização de um casamento – nem de qualquer outra festa –, pois percebi que comecei as coisas por ordens completamente inversas.

Não quero saber das coisas chatas! Quero saber do vestido (gente, sério, me ajudem, eu só penso no vestido! Tô achando que casamento é só vestido), quero fazer o site (sim, eu vou tentar fazer meu próprio site, inclusive me adiantei seis meses no cronograma e já estou trabalhando nisso), quero saber de decoração, de convidar os padrinhos. Tem como delegar as partes chatas para outras pessoas? Sem ter que pagar nada para elas, retribuindo apenas com amor e gratidão? Não, né?

Ou seja, eu claramente preciso me ater ao cronograma e sossegar, seguir as coisas do jeito que os profissionais mandam (e continuar procurando o vestido ideal – “say yes to the dress?”). Fiz um planner e tenho guardado e anotado nele as coisas que já consegui orçamento (buffet, local para recepção, banda e, claro, dos convites, que só não fechei ainda porque a Igreja só vai confirmar a data e horário no mês que vem! Eu sei, preciso de ajuda.).

Como acho que não estou sozinha no mundo, desorganizadas do mundo: uni-vos, vou compartilhar alguns cronogramas achados na internet, para ajudar quem precisar.

No final, acho que as coisas vão se ajeitando. (Por favor, diga que sim!)

-

CRONOGRAMAS PARA DOWNLOAD
E como disse antes, seguem alguns cronogramas para download!

O1. Casando sem Grana (esse, sem dúvida, é o site! Todas as dicas e ideias são muito úteis! Amo!) – Cronograma para o dia do casamento, com opção com e sem as horas.

O2. Escola da Noiva – Cronograma super completo! É só adaptar para a sua realidade.

O3. Blog da Maria Fernanda – Além de cronograma super completo, tem também um design lindo, dá até gosto de usar!

4 comentários:

  1. Lala, vim do casamentos.com.br e adorei o seu post e o blog. Bom, eu tô na organização do casamento faz 1 ano e meio e me caso daqui 8 meses. 242 dias pra falar a verdade. E vamos com calma mulher, não seja antecipada! hahaha! Primeiramente, eu vi la no site que você vai se casar em agosto de 2019 né? Pois bem. Sinto te dizer que falta muito tempo.. não compensa ver vestido agora. Tem vários motivos, mas vou te dizer apenas 2: 1) a moda de noiva muda muito rapido, e geralmente coleções novas entram no final do ano (nov/dez) ou no começo (janeiro). Se você for ver agora, provavelemente até o seu casamento, o vestido que voce escolher agora já pode estar ultrapassado (a moda muda mt rapido). 2) voce pode enjoar dele. (COMO ASSIM ENJOAR BRUNA, EU NEM VOU LEVAR O VESTIDO PRA CASA). Pois é, eu sei. Mas provavelmente você vai tirar fotos. Ou até mesmo ficar com ele na mente mesmo.. E aí voce vai sonhar várias noites com o vestido, vai passar nele all time e aí de repente vc não gostou tanto do vestido assim.. Sim, eu já vi isso acontecer, pq foi um terror. Sugiro ver o vestido no mínimo 6 meses antes. Antes disso, não tem necessidade. Quanto aos demais fornecedores, nesse primeiro momento, peça o máximo de orçamento possível de buffet, espaço e fotografo (se quer uma dica, tbm pegue filmagem. mega importante). Visite o máximo de lugares possíveis antes de fechar contrato. Chore muito desconto. E feche esses três contratos o quanto antes (voce já tá atrasada!). Os demais contratos não são essenciais assim. e ah, noticia boa: você pode delegar as partes chatas pra outra pessoa sim, sabia? contrate uma assessora antes de tudo. É tipo mágica.. as partes burocráticas somem automaticamente. Mas tenho certeza que você vai acabar gostando de organizar tudo .. é uma fase incrível! Se conecte com outras noivas, divida experiências, procure outras experiências.. tenho certeza que vai ser incrível!!!
    Um beijo, conte comigo viu? pode me seguir no insta (@brunaa_ps) e me chamar no direct pra gente papear! amo conhecer noivas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, você acredita que eu já tenho uma ideia de vestido e não tem vestido no mundo que apareça que me faça ao menos repensar? Inclusive fiquei chateada 1 semana pq a moça que estava vendendo o vestido não me respondeu! (Sim, eu sou dessas!)
      Quanto à assessora, acho que ela não vai aceitar carinho e gratidão como pagamento, né? hahahahah Brincadeira, aqui na minha cidade só conheço duas e vou fazer um orçamento!
      Pode deixar que vou te seguir sim! Obrigada pela visita e passe sempre por aqui! ;)
      Beijos!

      Excluir